Um campos-altense, de 32 anos, teve seu perfil no Instagram hackeado no último sábado (24). Preocupado com a possibilidade de seguidores e amigos caírem em algum golpe ele procurou a TV KZ para publicar sobre o crime.
Conforme o material recebido, os criminosos estão usando o perfil da vítima (@michael_novatto) para publicar um golpe chamado “Lucro Pix Imediato”. O crime está bastante difundido e ocorre quando os bandidos roubam a conta do usuário e a usa para prometer dinheiro fácil aos seguidores, desde que a pessoa faça uma transferência primeiro. São promessas que chamam a atenção como a mensagem no perfil da vítima campos-altense: "Fiz o investimento de R$ 620 e tive retorno de R$ 3.200". Tudo não passa de uma tentativa de atrair pessoas para um golpe.
Michael Douglas Ribeiro Novato relatou que não percebeu nada antes de tentar acessar sua conta. Mas assim que descobriu, tentou avisar os amigos e seguidores. “Poderia publicar na TV KZ para que ninguém caia no golpe”, pediu Michael. “É que estão usando minha página do Instagram para fazer publicação de golpe”, disse o rapaz à reportagem, preocupado com a possibilidade de alguém ser vítima dos estelionatários.
Como evitar que seu Instagram seja hackeado
Altere sua senha: escolha uma combinação exclusiva para o Instagram e que seja forte o suficiente para que invasores não a quebrem facilmente.
Ative a autenticação de dois fatores: com ela, um código extra é exigido no momento em que o usuário tentar entrar em sua conta, e criminosos sem acesso ao aparelho vinculado são barrados.
Restrinja contas vinculadas: basta, na seção "Segurança", em "Aplicativos e sites", remover qualquer atividade suspeita. Além disso, ao conferir localizações geográficas de aparelhos em que o perfil está conectado e quais dispositivos estão sendo usados, é possível fazer logout daqueles que não forem reconhecidos.
Verifique se seus contatos estão corretos: manter endereços de e-mail e números de telefones atualizados é essencial para que a conta permaneça sob seu controle. Além disso, ao receber avisos de alterações, não clique nos links sugeridos. Prefira conferir o que ocorreu em aba separada, na própria rede social.
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.
*Ouça nossa rádio baixando o App para android clicando AQUI. Para ouvir pelo computador clique AQUI.